O sinal "Wow", um sinal rádio em banda estreita (1420 Mhz), foi captado pelo rádiotelescópio The Big Ear, da Universidade do Ohio (EUA), do Instituto SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence) em 15 de Agosto de 1977, às 23h16.
O sinal teve origem na constelação do Sagitário (no céu da Terra). Nessa zona, a única estrela visível é Tau Sagitarii.
O sinal astrofísico Jerry R. Ehman foi quem detectou o fenómeno no momento em que trabalhava com o radiotelescópio do SETI. Estupefacto por perceber que o som que estava a escutar - 30 vezes mais potente que o som do espaço profundo - só podia ter origem artifical e não terrestre, Ehman assinalou no papel o ponto que correspondia ao sinal, acrescentando o comentário "Wow" na margem. Essa palavra de espanto deu nome ao sinal.
Este é considerado por muitos o único sinal recebido na Terra que se suspeita ser de origem extra-terrestre. Durou 72 segundos
No entanto, nunca mais se fez ouvir o mesmo sinal, do qual se desconhece a natureza ou significado.
Aquando do 30°aniversário do sinal, em 2007, Ehman escreveu um relatório sobre o que se descobriu nas três décadas passadas sobre o fenómeno e deduz que não se tratava de um sinal com origem num asteróide, satélite, avião, nave espacial terrestre, cintilamento estelar ou lente gravitacional (formada devido a uma distorção no espaço-tempo causada pela presença de um corpo de grande massa entre uma estrela e um observador).
Uma das explicações propostas para explicar este sinal é ter sido o reflexo de emissores de rádio da Terra sobre os satélites, mas alguns especailistas argumentam que esses reflexos não podem ter a energia detectada. Outros aventam fenómenos físicos ainda desconhecidos pelo Homem.
Outro pormenor sério a considerar é que o sinal foi ouvido na frequência de 1420 Mhz, uma frequência protegida e proibida, já que pode ser apenas utilizada para operações astronómicas, o que faz suspeitar que se possa ter tratado de um sinal militar.
O sinal teve origem na constelação do Sagitário (no céu da Terra). Nessa zona, a única estrela visível é Tau Sagitarii Fonte: Wikipédia |
Sem comentários:
Enviar um comentário