quinta-feira, 4 de abril de 2013

Descobertas duas estrelas vizinhas do nosso Sol, a cerca de 6,5 anos-luz

Imagem: Janella Williams / Penn State University
Luxembourg, 4 de Abril de 2013 - Foram descobertas mais duas estrelas vizinhas do nosso Sol, a um pouco mais de 6,5 anos-luz.

Este é o sistema estelar mais perto de nós, logo depois do sistema triplo de Alfa do Centauro (Proxima do Centauro e Alfa do Centauro A e B, a cerca de 4,5 anos-luz) e a Estrela de Barnard (a 6 anos-luz de nós).


As duas novas vizinhas  são anãs castanhas e foram baptizadas Wise 1049-5319 pelo astrofísico Kevin Luhman, da Universdidade de Penn State, que estudou os dados recolhidos durante 13 meses pelo satélite Wise em 2010 e 2011.

Se só agora foram detectadas foi porque se tratam de duas estrelas "apagadas",ou seja, são demasiado pequenas para que as forças da gravidade tenham podido despoletar a fusão nuclear no núcleo planetário. Ou seja, não emitem luz visível e são assim impossíveis de observar a olho nu. O satélite Wise conseguiu detectá-las porque observa os céus no campo dos infra-vermelhos, o que lhe permitiu detectar duas fontes de calor naquela região do espaço.

O estudo foi publicado este mês no The Astrophysical Journal Letters