sexta-feira, 28 de junho de 2013

Paypal quer criar uma moeda para o espaço

Moeda fictícia criada por fãs do filme "Guerra da EStrelas" (Star Wars)
O serviço de pagamento online Paypal propôs na quinta-feira criar uma moeda intergaláctica que seja utilizada apenas no espaço.

A proposta de criar um sistema financeiro galáctico é muito séria, diz a empresa, e visa o planeamento desde já do que for possível comercializar no espaço ou noutros planetas.

A divisa poderá vir a ser utilizada astronautas da estação espacial internacional (ISS), por futuros turistas espaciais ou por terráqueos que viajem ou residam noutros planetas do sistema solar ou da galáxia, argumentam os iniciadores da ideia.

"Já que pensamos criar mais estações orbitais e mesmo morar noutros planetas, uma realidade cada vez mais próximo, é preciso, desde já, pensar nas realidades práticas dessa eventualidade", acrescentam ainda.

O projecto foi apresentado quinta-feira na sede do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), em Mountain View, Silicon Valley, Calfórnia, Estados Unidos, na presença do ex-astronauta americano Buzz Aldrin, o segundo homem a caminhar na Lua, e a astrónoma Jill Tarter, que trabalha no SETI (e que inspirou a personagem de Jodie Foster no filme "Contact").

A Paypal foi criada em 1998 e teve, desde o início, como ojectivo tornar-se uma moeda global electrónica, recordou Hill Ferguson, o vice-presidente da Global Product, na Paypal.