quinta-feira, 12 de junho de 2014

Estudante cria animação que mostra 1774 exoplanetas, as suas órbitas e estrelas



Tom Hands, um estudante inglês da Universidade de Leicester, criou uma animação em computador que permite viajar pelos sistemas estelares que incluem os exoplanetas conhecidos até hoje.

A viagem leva-nos por 1774 exoplanetas em 1084 sistemas diferentes.

Tom Hands publicou a animação no Youtube em Abril.

Hands explica que criou a animação com base no "Open Exoplanet Catalogue" e que incluiu apenas os sistemas estelares que contam apenas uma estrela, para facilitar a animação. Assim, por exemplo, o sistema triplo de Alfa do Centauro não aparece nesta animação, apesar de ser o vizinho mais próximo do nosso sistema solar.

Cada sistema planetário está representado com a sua estrela e as órbitas dos seus planetas. Uma das curiosidades mais interessantes de ver nesta animação são as velocidades diferentes a que cada planeta orbita a sua estrela. Alguns exoplanetas demoram horas a orbitar a sua estrela, outros demoram dias, meses, anos e outros ainda levam várias centenas de anos.

Nada de novo, já que no nosso sistema solar, a Terra orbita o Sol em 365 dias, Mercúrio em 88 dias e Plutão em 248,1 anos. O interessante é comparar essas diferentes velocidades na mesma animação.

A viagem mostra os sistemas estelares com as maiores órbitas até aos sistemas com as órbitas mais pequenas.

São três minutos e uma viagem alucinante e pedagógica. Se a animação incluisse música poderia ser um pouco mais lúdica.