sábado, 17 de maio de 2014

Foguetão russo com satélite europeu cai pouco depois da descolagem



Um foguetão russo Proton-M que transportava um satélite europeu caiu nesta sexta-feira pouco depois da decolagem, no mais recente acidente a afetar a outrora orgulhosa indústria espacial da Rússia.

Os directores da agência espacial russa Roscosmos afirmaram que o motor de controle do foguetão falhou 545 segundos depois da descolagem da base de Baikonur, que Moscovo aluga no Cazaquistão.

A televisão estatal russa exibiu imagens do foguetão e do satélite de comunicações Expresss-AM4P, que custa 21 milhões de euros, e que se incendiou.

A agência federal espacial russa Roscosmos informou que criou uma comissão "para analisar os dados telemétricos e descobrir os motivos da situação de emergência".

Tsiolkovsky, o pai da astronomia moderna


"A Terra é o berço da Humanidade, 
mas o Homem não vai ficar eternamente no berço".

Konstantin Tsiolkovsky (1857-1935).

Cientista autodidacta russo, o primeiro a ter falado no elevador espacial. Num livro premonitório, explicou em 1903 qual o melhor combustível para um foguetão, como e porquê este deveria ser construído em vários andares, calculou as melhores trajectórias e as velocidades "cósmicas" para lançar e colocar um foguetão em órbita, descreveu como deveria funcionar uma estação orbital, etc. Pelo seu trabalho de visionário é considerado o pai da astronomia moderna.