sábado, 18 de maio de 2013

Kepler avariado, missão pode ter chegado ao fim

Imagem: Nasa
O telescópio Kepler está paralisado devido a um incidente técnico.

Dois dos giroscópios do satélite-telescópio, que observa o espaço profundo à procura de exoplanetas semelhantes ao nosso, deixaram de funcionar, o que faz com que este já não consiga apontar em certas direcção do universo, para cumprir a sua missão.

Lançado em 2009, o telescópio Kepler estava a observar uma faixa de 3 mil anos-luz em várias direcções do universo, o que permitiu até hoje descobrir mais de 130 planetas na Via Láctea, além de dois planetas, no mês de Abril, que se pensa podem abrigar formas de vida.

A missão Kepler pode assim ter chegado ao seu fim, já que a Nasa não dispõe de meios técnicos e tecnológicos para reparar a avaria à distância. Enviar uma missão tripulada até ao satélite é igualmente impossível, já que este se encontra actualmente a 64 milhões de km da Terra.

Em termos comparativos, o Sol fica entre 147 e 152 milhões de km da Terra (1 UA, unidade astrónimca) e a Lua situa-se entre os 363 mil km, durante o perigeu (momento mais próximo do nosso planeta) e os 405 mil km.