terça-feira, 11 de junho de 2013

As últimas notícias do Curiosity, em Marte




Durante uma teleconferência, desde Pasadena, na Califórnia, a Nasa apresentou há dias as novas descobertas feitas pelo rover Curiosity, em Marte.

Em particular, os cientistas abordaram as pesquisas do Laboratório Detector de Radiação (RAD) instalado no jipe-robot que está a analisar o solo do planeta.

Os participantes na teleconferência foram Donald Hassler, director do programa RAD; Cary Zeitlin, cientista-chefe, Eddie Semones, especialista em radiação em voos espaciais, e Chris Moore, vice-director dos Sistemas Avançados de Exploração da Nasa em Washington.

O Laboratório Detector de Radiação (RAD) foi desenvolvido pela Universidade alemã de Kiel (a poucos quilómetros de Estrasburgo), com financiamento da Nasa.

Próximo destino: Monte Sharp 

Na semana passada, a Nasa enviou os comandos para o Curiosity mudar de rumo e dirigir-se para o monte Sharp, localizado a cerca de 8 km a sudoeste de sua localização actual.

São apenas 8 km, mas a viagem vai ser lenta.

Estão programadas neste itinerário pelo menos três paragens para estudos científicos, incluindo medições para determinar a secura da região quanto mais o rover se afastar de Yellowknife Bay, a zona de baixa altitude onde efectuou as suas primeiras investigações.

Os cientistas da Nasa garantem que vão manter os olhos bem abertos enquanto conduzirem o rover e se, de facto, este passar por algo que seja "incrível", asseguram que podem regressar para averiguar. "Mas não há nada que estejamos a ver, desde a órbita [do planeta], que seja algo como uma evidência superconvincente de que haja vida ou algo parecido com isso", disseram.

O próximo objectivo interessante parece mesmo ser o monte Sharp, que desperta a curiosidade dos cientistas da Nasa, e que é a missão principal do Curiosity, em Marte.

Esta missão, que vai durar, pelo menos, dois anos, visa procurar habitats onde tenham existido vida, ou que possam acolher vida no futuro