quarta-feira, 18 de março de 2015

Eclipse solar sobre o Luxemburgo marca início da Primavera, na sexta-feira

Na sexta-feira ocorre um eclipse solar total sobre a Europa. Na Europa do Norte será um eclipse total. Sobre o Luxemburgo, o eclipse será de cerca de 80% (80% do disco solar fica coberto), e será perfeitamente visível se o céu estiver limpo. Por coincidência, este eclipse marca o início da Primavera.

O eclipse começa cerca das 9h15 e termina às 11h45. No Luxemburgo, o eclipse estará no seu máximo entre as 10h30 e as 11h.

Pelas 10h30 de sexta-feira tem lugar a Lua Nova. Por ocorrer numa altura em que a Lua está muito próxima do plano da órbita da Terra em torno do Sol, do alinhamento destes três astros resultará um eclipse solar.

Dada a maior proximidade da Lua ao nosso planeta, esta tapará completamente o disco do Sol (100%) ao longo de uma faixa ao longo do mar a sul da Gronelândia até perto do Pólo Norte, passando pelas ilhas Faroé e pelo arquipélago de Svalbard.

O eclipse será parcial mas visível no nordeste do Canadá, em toda a Europa, norte de África, Turquia, norte da Peninsula Arábica até à Mongólia, e parte ocidental da Rússia.

Em Portugal o eclipse será menor do que no Luxemburgo, com 57% do disco solar coberto na Madeira, 62% em Faro, 72% em Bragança e 74% nos Açores. O máximo do eclipse terá lugar em instantes diferentes dependendo do ponto do país: às 7h50, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo; às 8h45, no Funchal; às 8h59, em Faro; e às 9h08, em Bragança.

Por coincidência, este eclipse marca o início da Primavera no nosso hemisfério, pois às 22h45 a Terra atinge o ponto da sua órbita a partir do qual o hemisfério norte passa a estar mais iluminado do que o Sul, dando origem a dias mais compridos do que as noites. Os instante em que ambos os hemisférios se encontram igualmente iluminados é conhecido como Equinócio da Primavera. Já no hemisfério Sul é conhecido por Equinócio de Outono.

O último eclipse visível no Luxemburgo ocorreu em Agosto de 1999. Este é o 11° eclipse total do século XXI. O próximo visível nas nossas latitudes ocorrerá em 12 de Agosto de 2026. JLC (com agências) 31 1