sábado, 14 de fevereiro de 2015

Robot Kirobo regressa à Terra após 18 meses no espaço

O robot Kirobo "conviveu" durante um ano e meio com o astronauta Koichi Wakata Foto: Jaxa/Toyota
Durante o ano e meio que esteve a bordo da ISS, o robot japonês Kirobo participou em pesquisas na Estação Espacial. Andróide é capaz de conversar de forma natural.

O pequeno robot japonês Kirobo regressou à Terra, depois de um ano e meio a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciaram os responsáveis do programa, esta quinta-feira, dia 12.

O andróide, do tamanho de um chihuahua, chegou à ISS em Agosto de 2013, a bordo da qual participou, com os cientistas da estação orbital, em várias pesquisas e experiências, o que serviu para estudar a utilidade de um robot em situações de isolamento prolongado.

Kirobo é capaz de conversar de forma natural, como explicou o seu inventor, o engenheiro Tomotaka Takahashi.

O projecto "Kirobo" é o resultado de uma parceria entre a Universidade de Tóquio, a companhia Dentsu e o fabricante de automóveis Toyota. O Kirobo utiliza um programa de reconhecimento de voz criado pela Toyota. De acordo com os criadores, o robot pode ajudar a resolver problemas criados por uma "sociedade cada vez mais individualizada e menos comunicativa".

O robot "conviveu" com o astronauta Koichi Wakata no módulo japonês da ISS. A dupla foi acompanhada durante meses por crianças de escolas japonesas. O andróide foi apresentado oficialmente em 2013 no Japão