Ao dar a volta à Lua, a mais de 400 mil km da Terra, a sonda fez uma foto impressionante Foto: CNSA |
Uma sonda espacial chinesa lançada há uma semana a bordo de um foguetão Long March 3 rumo à Lua regressou à Terra na madrugada deste sábado após orbitar o satélite, informou a agência de notícias Xinhua, citando o centro de controle espacial de Pequim.
Os cientistas chineses conseguiram, pela primeira vez na história do país, fazer regressar um dispositivo espacial, que resistiu à viagem de volta enfrentando temperaturas elevadíssimas na reentrada na atmosfera terrestre.
Mas o mais impressionante na viagem desta sonda foi a foto magnífica do sistema Terra-Lua que a sonda efectuou quando passou do outro lado do nosso satélite natural - o apelidado "lado escuro" -
A sonda pousou na região da Mongólia Interior, após atingir uma velocidade de 11,2 km/segundo e reduzi-la com sucesso, destacou a Xinhua, acrescentando que o dispositivo trouxe "fotos fantásticas" da Terra e da Lua.
Lançada a 24 de Outubro da base espacial de Xichang, na província de Sichuan (sudoeste), a sonda chegou a 413 mil km de distância da Terra.