O astrofísico Neil DeGrasse Tyson |
A todos os que consideram que é fútil investir no espaço, que os investimentos devem ser feitos noutros sectores aqui na Terra, Tyson recorda que o financiamento que o programa da NASA recebe é o equivalente a 1% do orçamento de estado americano.
O montante investido em 50 anos de programa espacial é irrisório quando comparado com todos os avanços técnicos que a investigação espacial trouxe à nossa sociedade, de forma directa ou indirecta.
Tyson defende que a investigação espacial fez mais do que isso, mudou as mentalidades e a sociedade. Mas precisamos desenvolver esse fascínio do espaço, como uma forma de cultura, preconiza, na qual pode estar a solução para a crise económica e até de valores que o Mundo actualmente atravessa.
A forma apaixonada como Tyson fala é algo que o caracteriza, ou não fosse ele o único físico no planeta a abertamente admitir que está a trabalhar numa máquina do tempo. É também considerado pela sua verve e forma apaixonada como fala do Cosmos o digno herdeiro de Carl Sagan.
A palestra decorreu no 28°Simpósio sobre Espaço, da Space Foundation, que teve lugar de 8 a 11 de Abril de 2013 em Colorado Springs (Colorado), Estados Unidos.