A barra psicológica dos mil exoplanetas descobertos até hoje foi transposta no dia 22 de Outubro, segundo o site Exoplanet.eu, portal do Observatório de Paris, que lista todos os planetas que foram descobertos fora dos sistema solar desde 1990.
No entanto, o portal não assinalou de qualquer forma o feito. Só quem costuma consultar o site regularmente, pôde notar que o milhar de planetas extrassolares foi ultrapassado simplesmente ao notar que de 21 para 22 de Outibro o número tinha saltado de 999 para 1010.
O exoplaneta n°1000 chama-se Wasp 99 e foi descoberto ao mesmo tempo que toda uma série de outros exoplanetas pelo Observatório sul-africano Wasp (Wide Angle Search for Planets).
Segundo disseram os astrónomos do Observatório de Paris à revista francesa Le Point, "o feito não foi assinalado, porque o termo de exoplaneta não é consensual entre cientistas e não é raro que alguns astros definidos como exoplanetas num primeiro tempo sejam mais tarde classificados de outra forma".
Por exemplo, há astrónomos que consideram que o primeiro exoplaneta foi descoberto em 1988 (Gamma Cephei Ab), outros em 1989 (HD 114762 b) e outros ainda em 1990 (PSR B1257+12 a & b).
Entretanto e desde 22 de Outubro, o número de exoplanetas registados já voltou a aumentar para 1038.
Segundo os astrónomos, apenas 12 destes mundos podem ter vida como a conhecemos. Os cientistas consideram que em menos de uma década será descoberto um planeta onde poderemos ter provas científicas que abriga a vida.
Existem sistemas estelares sem planetas e sistemas com apenas um planeta, mas 173 são sistema solares com vários mundos.