quarta-feira, 26 de março de 2014

Missão Kepler descobriu mais de 700 novos exoplanetas

Imagem: Nasa/Kepler
A NASA anunciou em Fevereiro uma série de novos exoplanetas descobertos pelo telescópio espacial Kepler.

Um novo método de verificação de potenciais planetas levou à descoberta de 715 novos mundos exteriores ao sistema solar, que orbitam 305 estrelas diferentes. O objectivo da missão Kepler é detectar planetas semelhantes à Terra.

"Praticamente duplicámos o número de planetas conhecidos", explicou Jack Lissauer, cientista da agência.

O índice do exoplanetas descobertos chegou agora aos 1.700.

Não existem muitas informações sobre esses planetas, principalmente se realmente têm condições necessárias para o aparecimento da vida - água, superfície rochosa e uma distância de suas estrelas que os mantenha na temperatura ideal.

Cinco destes exoplanetas estão na zona habitável de suas estrelas e têm um tamanho semelhante ao da Terra, informou a NASA.

A maioria das novas descobertas encontra-se num "sistema multi-planetário parecido com o nosso", e 95% tem um tamanho entre o da Terra e o de Neptuno, que é quatro vezes maior do que o nosso planeta.

O novo método de detecção de exoplanetas consiste numa ferramenta que permite analisar diversos planetas ao mesmo tempo. Anteriormente, a descoberta de um exoplaneta era confirmada de forma individual, dependendo do número de vezes que orbitasse em frente à sua estrela. Três órbitas são agora suficientes para a confirmação.

O telescópio espacial Kepler, lançado em 2009, observa 150 mil estrelas, entre as quais 3.600 são possíveis planetas. Até agora, 961 desses candidatos foram confirmados.

Estas descobertas foram divulgadas em 10 de Março na publicação científica americana "The Astrophysical Journal".