quarta-feira, 3 de julho de 2013

Mapa dinâmico do Universo conhecido

Uma equipa internacional, que comporta investigadores franceses, americanos e israelitas, estabeleceu este mês um mapa dinâmico do nosso Universo próximo.

Graças a este mapa dinâmico fizeram um filmezinho animado que mostra onde a nossa galáxia se situa no universo conhecido, a distância das suas vizinhas próximas no Aglomerado da Virgem (Enxame ou Grupo Local, com 30 galáxias), e consequentemente deste grupo de galáxias no Super Aglomerado (Super Grupo Local) da Virgem, que conta cerca de 100 mil galáxias.

Depois, a imagem recua ainda mais e mostra que o Super Aglomerado da Virgem é apenas um grupúsculo no meio de várias "barreiras de galáxias" algumas muito mais densas (em galáxias) e extensas do que o nosso Super Enxame.

O filme mostra igualmente que há enxames de galáxias desigualmente distribuídos no universo conhecido e que, se em certos quadrantes há barreiras ou muros galácticos, noutros há vazios siderais e mesmo grandes vazios siderais.

A animação por computador permite também mostrar que a deriva das galáxias não é aleatória e que até a colisão entre a nossa galáxia, a Via Láctea, e a galáxia de Andrómeda (as duas principais do Grupo Local) fazem parte de um fluxo maior, que deriva no sentido do Aglomerado de Centauro.

No entanto, os investigadores, por ora, podem apenas observar este fenómeno, sem o conseguir explicar.

local.