quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Nasa descobre planeta cor de rosa

Representção artística: Nasa
O telescópio japonês Subaru, no Havai, detectou em 7 de Agosto um novo exoplaneta (planeta situado fora do nossos sistema solar).

Baptizado GJ 504b, este exoplaneta não é apenas mais um a acrescentar ao milhar já descobertos desde 1995. Surpreende pela sua cor rosa choque (ou magenta) e é o primeiro nestes tons a ser avistado pelo Homem. A cor deve-se à imagem infra-vermelha do telescópio japonês.

O planeta GJ 504b orbita em torno da estrela GJ 504, astro comparável ao nosso sol, e que dista de nós em cerca de 57 anos-luz. Essa estrela pode ser vista a olho nu no nosso céu nocturno na constelação da Virgem.

GJ 504b é aproximadamente do tamanho de Jupiter mas terá, segundo os astrónomos, quatro vezes mais massa (mais denso) do que o maior planeta do nosso sistema solar, girando nove vezes mais longe da sua estrela do que Júpiter. Paradoxalmente, GJ 504b é igualmente o planeta mais leve jamais descoberto em torno de uma estrela semelhante à nossa.

Segundo os cientistas da Nasa, o planeta teria 160 milhões de anos e a temperatura à superfície seria de 273°C, em média, e a sua atmosfera teria poucas nuvens.A sua cor magenta no infra-vermelho deve-se ao calor que emana, aventa Michael McElwain, que faz parte da equipa que descobriu o planeta. Na realidade, "para quem o observar de perto, este planeta de cor é rosa suave com tons de azul", acrescenta McElwain.

As características da "Pink Planet" ou de "Rose", como também já foi apelidada, deixam os astrónomos atónitos, pois não se enquadram na teoria actual da formação de planetas em torno de uma estrela.

A distância a que fica da sua estrela deveria ser menor, segundo a teoria actual que explica que os planetas gigantes se formam perto da sua estrela e depois se vão afastando. Mas a idade do planeta e a sua distância em relação à sua estrela contradizem essa teoria.

No céu nocturno, onde se situa o planeta cor-de-rosa GJ 504b? Em torno da estrela GJ 504, na constelação da Virgem.