quinta-feira, 11 de julho de 2013

NASA desvenda contornos da missão "Marte 2020"

Foto: NASA
A Nasa anunciou na terça-feira que na sua próxima missão a Marte, em 2020, o objectivo será encontrar eventuais indícios de vida, na sequência das primeiras descobertas do rover Curiosity, actualmente a explorar o planeta vermelho.

"Em relação a Marte sempre houve duas perguntas fundamentais: se Marte era favorável à vida, e se já acolheu ou ainda acolhe vida", recordou John Grunsfeld, responsável do departamento científico da Nasa.

"À primeira questão, tivemos uma resposta, como provou o Curiosity ao encontrar leitos secos de rios em Marte. É a missão Marte 2020 que vai tentar responder à segunda parte da pergunta, para descobrirmos se o planeta vermelho já acolheu vida no passado", acrescentou.

O projecto Marte 2020 é a sequência lógica da missão Curiosity, cuja explorção vai continuar até 2014. Simplesmente, a missão 2020, que será provavelmente um rover com o mesmo châssis do Curiosity, vai estar equipado de melhor tecnologia e vai incorporar um microscópio. 

Desde Janeiro que uma equipa de 19 cientistas está a elaborar a missão 2020 e tem já pronto um relatório de 150 páginas.

Além de procurar amostras de vida em Marte, a missão 2020 tem como objectivo preparar o terreno à futura missão tripulada ao planeta vermelho.