quarta-feira, 24 de abril de 2013

Um pénis em Marte: Curiosity envia fotos do planeta vermelho que embaraçam Nasa

Foto 1
Luxemburgo, 24 de Abril de 2013 - Hoje chegaram fotografias de Marte à Terra que a Nasa preferia não ter recebido. É que uma das primeiras marcas deixadas em Marte por um objecto fabricado pelo Homem é... um pénis!

As últimas fotos enviadas pelo Rover Curiosity, cuja missão é explorar o planeta vermelho, mostram um rasto que este deixou no solo de Marte e que se assemelham a um sexo masculino (foto 1). 

Os especialistas da Nasa não sabem explicar a razão pela qual o robot 4x4 deu meia volta e girou em dois círculos a dada altura do seu passeio marciano, hesitando no seu itinerário, de tal modo que desenhou com os pneus na superfície poierenta algo semelhante a um pénis. 

Embaraçada, a Nasa depressa se apressou a retirar a imagem da internet, substituindo o ângulo da foto (foto 2). 

Foto 2
Tarde demais, a imagem tinha "vazado" na internet, graças ao site Reddit, e sido partilhada milhares de vezes. 

Os cientistas da Nasa esperam por certo que uma tempestade de poeira apague o mais depressa possível o esquisso fálico.

"Passeio" do Curiosity em Marte dura até 2014

O robot Curiosity pousou em Marte em Agosto de 2012 e tem como missão explorar toda a região do cratera Gale até 2014. O cratera Gale tem 150 km de diâmetro e situa-se junto à zona Elysium Planitia, onde se pensa ter existido um antigo lago, no Quadrângulo de Elysium (Mars Chart 15 ou MC-15).

Marte está dividido em 30 quadrângulos, divisão estabelecida pelo Programa de Pesquisa de Astrogeologia do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Até agora, o Rover Curiosity descobriu alguns leitos de antigos rios, recolheu algumas rochas e pouco mais, pelo que tem sido uma missão pouco cativante para o público, mesmo se está a ser de grande interesse científico. Pelo que não é de espantar o facto de os internautas terem saltado sobre esta ocasião de tornar a missão do Curiosity um pouco mais "empolgante".

Fotos: Nasa