terça-feira, 26 de março de 2013

Voyager 1: O objecto mais longínquo feito pelo Homem encontra-se nas fronteiras do sistema solar



Luxemburgo, 26 de Março - A revista Geophysical Research Letters publicou a 20 de Março um estudo que sugere que a sonda Voyager 1, lançada em 5 de Setembro de 1977 pela NASA, já ultrapassou as fronteiras do sistema solar (heliosfera) e entrou no espaço interestelar.

No entanto, a NASA recusa essa hipótese. Diga-se que o debate já dura há uma década.

O responsável do estudo, Bill Webber, professor na reforma da Universidade do Novo México, assegura que os últimos dados recebidos da sonda, a 25 de Agosto último, revelam que esta já deixou a heliosfera.

No espaço onde agora viaja, a Voyager 1 deixou de revelar indícios dos ventos solares da nossa estrela (Sol) e começou a receber uma quantidade cada vez maior de raios cósmicos galácticos, que são partículas altamente carregadas em energia produzida pela nossa galáxia. Como dentro da heliosfera, "estamos" protegidos desses raios cósmicos, pois esta zona de influência do Sol desvia ou trava essas partículas, a conclusão parece ser que a sonda já deixou a heliosfera.

Para os especialistas da NASA, a sonda ainda se encontra na heliosfera ou na heliopausa, isto é, numa zona de turbulências fina entre a heliosfera e o espaço interestelar,  pois ainda não sofreu uma mudança de direcção do campo magnético como deverá acontecer quando chegar a essa zona exterior à influência do Sol.

A sonda Voyager 1 encontra-se actualmente a cerca de 114 UA da Terra. No nosso céu, a sua trajectória é no plano da constelação de Ophiuchus (Serpentário). Voyager 1 é actualmente o objecto criado pelo Homem que mais distante está da Terra.

(Vídeo/Foto: NASA)