Luxemburgo, 26 de Março - A revista Geophysical Research Letters publicou a 20 de Março um estudo que sugere que a sonda Voyager 1, lançada em 5 de Setembro de 1977 pela NASA, já ultrapassou as fronteiras do sistema solar (heliosfera) e entrou no espaço interestelar.
No entanto, a NASA recusa essa hipótese. Diga-se que o debate já dura há uma década.
O responsável do estudo, Bill Webber, professor na reforma da Universidade do Novo México, assegura que os últimos dados recebidos da sonda, a 25 de Agosto último, revelam que esta já deixou a heliosfera.
Para os especialistas da NASA, a sonda ainda se encontra na heliosfera ou na heliopausa, isto é, numa zona de turbulências fina entre a heliosfera e o espaço interestelar, pois ainda não sofreu uma mudança de direcção do campo magnético como deverá acontecer quando chegar a essa zona exterior à influência do Sol.
A sonda Voyager 1 encontra-se actualmente a cerca de 114 UA da Terra. No nosso céu, a sua trajectória é no plano da constelação de Ophiuchus (Serpentário). Voyager 1 é actualmente o objecto criado pelo Homem que mais distante está da Terra.
(Vídeo/Foto: NASA)
Sem comentários:
Enviar um comentário