sexta-feira, 12 de abril de 2013

Erupção solar provoca aurora boreal sobre o Luxemburgo: visível este sábado


Luxemburgo, 12 de Abril - Uma poderosa erupção de massa coronal do Sol, que ocorreu na quinta-feira de manhã, cerca das 9h16, deverá atingir a Terra neste sábado, entre as 9 e as 22h.

Assim, no serão de sábado e na madrugada de sábado para domingo, deverá ser possível olhar em direcção do norte e ver uma aurora boreal sobre a Bélgica e o Luxemburgo, informam esta noite os jornais online belgas (Le Soir, L'Avenir, L'Express/Le Vif, etc.), citando o observatório belga Urania.

Isto, se certas condições estiverem reunidas: céu limpo e um local de observação bastante escuro (ao abrigo das luzes urbanas).

As auroras boreais são muito comuns no círculo polar e regiões vizinhas, mais raras nestas latitudes do continente europeu. Quando são visíveis nas nossas regiões, isso significa uma maior actividade solar.

Esta é, assim, uma ocorrência rara. No entanto, os meteorologistas belgas prevêm que haja apenas 30 por cento de possibilidades de observar em boas condições a aurora boreal devido às condições meteorológicas desfavoráveis que se prevêm para o dia e o serão de sábado.



 
Uma aurora boreal 

O que é uma aurora boreal?

A aurora polar é um fenómeno luminoso, um brilho difuso composto por linhas e/ou cortinas coloridas, em movimento, observado no céu nocturno nas regiões polares, na sequência do impacto de partículas carregadas de vento solar e da poeira espacial com a alta atmosfera da Terra, "apanhadas" pelo campo magnético terrestre.

Quando o fenómeno ocorre no hemisfério norte é uma aurora boreal ("boreal" = Norte), no hemisfério sul é uma aurora "austral" (sul).

Sobre o (norte do) continente europeu, ocorrem habitualmente entre Setembro e Outubro e de Março a Abril.

Quando a erupção solar é potente (actividade intensa solar), os ventos solares são mais fortes e as auroras boreais e austrais estendem-se além dos círculos polares e podem ir até às zonas mais próximas do equador.

As diferentes cores das auroras polares

Os diferentes gases que se misturam às partículas do vento solar quando estas entram em contacto com o campo magnético terrestre ditam as cores que compõem as auroras polares.

Azul e vermelho: Azoto
Verde: mistura de azul e vermelho 
Verde e vermelho: Oxigénio

Nota: A atmosfera terrestre é composta essencialmente por azoto e oxigénio.

Imagens: Nasa

Sem comentários:

Enviar um comentário