segunda-feira, 8 de abril de 2013

Nasa prepara motor "warp", com base no conceito de Miguel Alcubierre

imagem 1
Luxemburgo, 8 de Abril - Viajar de estrela em estrela e visitar outros sistemas planetários, em aventuras sonhadas pelos autores de ficção-científica pode vir a tornar-se realidade mais depressa do que se pensa. Há cientistas a trabalhar neste preciso momento nessa tarefa.

Harold White e uma equipa da NASA estão a desenvolver um motor supra-lumínico, que permita propulsar uma nave mais rápida do que a velocidade da luz, condição sine qua non para tornar as viagens interestelares e mesmo intergalácticas possíveis para o Homem.

Com a tecnologia de propulsão actual, uma viagem até à estrela mais próxima de nós, Proxima do Centauro (a 4 anos-luz de distância), dura milhares de anos. Graças a um motor supra-lumínico, essa viagem pode ser reduzida para duas semanas, diz White.

A equipa de White está a apoiar-se no conceito "warp" de dobra espacial do físico mexicano Miguel Alcubierre, publicado em 1994 e que causou debates polémicos no mundo científico.

O conceito de Alcubierre propõe dobrar o espaço em frente da nave, e expandi-lo atrás a uma velocidade superior à da luz, por forma a criar uma "bolha" que viaje no espaço distorcido (imagem 2). Dentro da bolha, o espaço permanece imóvel, ou seja, naves e tripulantes não seriam afectados pela velocidade e pela distorção.

imagem 2
O conceito de Alcubierre, que respeita a Teoria da Relatividade de Einstein, avança ainda que para criar essa "bolha" é necessária energia negativa, que ao ser desintegrada, vai libertar "energia negra" (imagem 1).

Para já, o motor supra-lumínico que está a ser construído é uma miniatura. Quando estiver activado, a NASA estudará a construção de um de maior escala e como aplicá-lo a uma nave. Uma pesquisa que pode ainda levar décadas.


Imagens: www.techno-science.net e AllenMcC/Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário