sexta-feira, 10 de maio de 2013

NASA vai enviar missão para localizar fuga de amoníaco na estação ISS

Foto: Nasa
A Rússia e os Estados Unidos chegaram hoje a acordo para realizar uma missão espacial da NASA para localizar a fuga de amoníaco num radiador da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou o líder do departamento russo da missão.

"A decisão ainda não está tomada, trataremos de resolver hoje. Em geral, não temos nada contra. Realmente existe uma séria avaria no segmento norte-americano da ISS. Nestes casos devemos cooperar como uma equipa”, disse Vladimir Solovyov.

Uma fonte do sector aeroespacial russo adiantou à agência Interfax que a missão poderia ser realizada no sábado. A NASA referiu que os astronautas da estação espacial descobriram hoje de madrugada uma fuga de amoníaco num radiador da nave.

Quando o radiador está no segmento da plataforma espacial dos Estados Unidos, os russos também o utilizam, uma vez que o sistema de abastecimento de energia é comum, afirmou Solovyov. O amoníaco é um elemento fundamental que circula através dos sistemas externos de controlo térmico da estação para arrefecer e manter a temperatura adequada do sistema de energia e de outros sistemas da estação.

A fuga pode afectar o funcionamento do canal gerador de eletricidade, que fornece um grande número de componentes à estação e que pode causar um sobreaquecimento nos sistemas se estiverem fora de serviço, o que poderia afectar todo o complexo espacial.

Sem comentários:

Enviar um comentário