sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Morreu Scott Carpenter, o segundo astronauta a orbitar a Terra

Foto: Reuters
Scott Carpenter, segundo astronauta norte-americano a realizar uma órbita à Terra, em 1962, morreu na quinta-feira em Denver, capital do estado norte-americano do Colorado.

A mulher de Carpenter anunciou na quinta-feira ao jornal Vail Daily a morte do marido aos 88 anos, que se encontrava num hospício em Denver.

Com a morte de Carpenter, John Glenn é o único sobrevivente do Projecto Mercury, um programa espacial dos Estados Unidos, iniciado em 1959.

Carpenter foi um dos sete astronautas do Projecto Mercury e viajou no segundo voo à órbita da Terra, a 4 de Maio de 1962, pilotando a nave Aurora 7.

Na altura, estava no auge a guerra pela conquista do espaço entre Estados Unidos e a União Soviética. Em Abril de 1961, a União Soviética tinha enviado o cosmonauta Yuri Gagarin à órbita da Terra, que foi o primeiro homem a conseguir esse feito. Carpenter seria o segundo.

(Esta notícia foi igualmente publicada no site wort.lu/pt)
Scott Carpenter (fila da frente, primeiro à direita) fez parte da Missão Mercury. Nesta foto de 1962, Carpenter com o resto da equipa Mercury: (fila de trás, da esq.p/ a dta.: ) Alan Shepard, Virgil "Gus" Grissom e L. Gordon Cooper; (fila da frente, da esq.p/ a dta.:) Walter Schirra, Donald "Deke" Slayton, John Glenn e Scott Carpenter.
Foto: Reuters/Nasa

Sem comentários:

Enviar um comentário